Os 50 novos carros da Piracicabana trazem melhorias para os usuários
Prevista no programa Circula Brasília, a renovação da frota de ônibus que atende o transporte público da cidade teve início com a entrega de 50 veículos na manhã desta quarta-feira (24), no Palácio do Buriti.
“Esses veículos vão garantir mais qualidade e segurança para o transporte público do DF”, disse Rodrigo Rollemberg. Essa medida, segundo ele, somada a outras que estão em curso — como as obras do trevo de triagem norte, expansão do metrô em Samambaia, extensão do tempo de integração do Bilhete Único — vão melhorar o serviço prestado à população.
Embora seja obrigatória no período de no máximo sete anos, a troca atual se dá com apenas quatro anos de uso dos veículos. A antecipação ocorre para que a frota incorpore novas tecnologias.
Benefícios para a população
Os novos modelos, que começam a circular na próxima segunda-feira (29), têm biometria facial, sinal de sistema de posicionamento global (GPS) e um motor mais potente e econômico. A intenção é que todos os 2,7 mil ônibus sejam trocados, mas sem previsão de término.
O GPS será usado para fornecer os horários dos ônibus em tempo real por meio de aplicativo, de forma a dar mais conforto aos usuários.
Melhorias em Planaltina
A entrega de hoje ocorre após a reforma do terminal de Planaltina, a ampliação do Bilhete Único e dos pontos de compra e recarga dos cartões. Agora, os passageiros da região contam com mais linhas, mais horários e mais economia.
Cerca de 91 mil pessoas utilizam o terminal de Planaltina todos os dias. Elas vão contar com mais de 800 viagens — até hoje, eram aproximadamente 555 — disponíveis diariamente. Com isso, o intervalo entre elas será reduzido, em média, 11 minutos.
Todas essas melhorias também fazem parte do Circula Brasília, principal programa de mobilidade urbana do Distrito Federal.
Pintura mais bonita do Brasil
A nova frota da Viação Piracicabana venceu em primeiro lugar, na categoria Transporte Metropolitano de Passageiros, o 48º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, em 2017. Saiba mais.
Com informações da Agência Brasília