Na última semana, um vídeo do cobrador Rafael Almeida ajudando o Roberto – que é deficiente visual – viralizou na internet. Uma usuária do Twitter publicou o vídeo na rede parabenizando a ação do cobrador, que buscar o passageiro no HRAN e o ajuda a entrar no ônibus, e muitas pessoas se sensibilizaram com a atitude.
A dupla Rafael (cobrador) e Edelcio (motorista) que faz a linha 501.3, conta que o gesto é rotineiro e completamente normal para eles.
O Edelcio disse que via a dificuldade do Roberto e pediu ao Rafael para buscá-lo. O cobrador, com muita boa vontade, assim o fez, desde então, isso virou um rotina e todos eles se tornaram colegas. “O Roberto disse que não havia necessidade de buscá-lo, que não queria prejudicar meu trabalho dentro da empresa, porque às vezes os outros passageiros poderiam achar ruim, mas eu disse que não teria problema, que a gente faria com o maior prazer. Ele é uma pessoa querida entre a gente!”, contou o cobrador.
Além da atitude de solidariedade, a dupla diz que é muito unida e que o trabalho em equipe faz toda a diferença no dia a dia deles. “Se não tiver uma união entre cobrador e motorista, você não consegue ter um trabalho tranquilo”, diz Edelcio. “É difícil o ser humano ter amor pelo próximo, então a gente procura ser diferente! Vamos trabalhar com amor e carinho, tratando bem o ser humano!”, acrescentou.
Imagens: JP Rodrigues | Metrópoles